sexta-feira, 31 de julho de 2015

FINALMENTE REVELADO O TERCEIRO SEGREDO DO FUTEBOL

Em tempo de defeso, mais que o fervilhante mercado de transferências e os insípidos  jogos de preparação, o que interessa realmente saber é tudo o que diz respeito  aos meandros da bola, ou seja como são cosidos os gomos da dita cuja. E como só o Lápis está bem no epicentro de tudo o que mexe neste mundo, eis em primeira mão e em exclusivo.

 A Verdadeira razão da saída de Jorge Jesus do Benfica.

Eis a foto salva da fogueira da Luz:
Vieira convidou Jesus para um jantar com parceiros do clube e no final estaria  agendada a renovação do contrato. A indumentária do presidente é que era no mínimo  estranha...


Reparem no facies trocista  de Vieira contrastando com o estado de alma do treinador.
Àquela distância ele via realmente mais do que o zoom da verdade ele via a verdade...

segunda-feira, 27 de julho de 2015

DESTAQUES DA IMPRENSA

Durante a semana passada das coisas avulsas que li entre jornais e painéis publicitários, assim como programas de rádio, ficaram alguns destaques e gostava de partilhar dois .
Gostava de ouvir a vossa opinião sem a qual não faz sentido esta coisa.
 
PRIMEIRO:
In Público

Artigo de José Pacheco Pereira, Sábado, 25-07-2015, no jornal O Público.
Artigo tocante pela coragem em enfrentar um onda que quase afoga o espírito e as vontades de todos quanto gostam de pensar que há alternativas a esta dura realidade que a direita em todo o mundo aponta como "fatal".
Esta é a realidade dizem e estas são as únicas soluções. Logo, a realidade e as suas soluções são de direita.
JPP e muitos de nós, queremos crer que não pode nem deve ser assim. Contra este poder-realidade tem de haver alternativas. Aconselho vivamente para pensar e até discordar.
SEGUNDO:

 (Não há link, por enquanto. O que aqui esteve colocado, remetia, por engano, para uma entrevista do mesmo Eduardo Lourenço mas datada de 2008. Mil perdões. A entrevista aqui comentada está por enquanto disponível apenas na revista em papel, acima ilustrada que vale a pena comprar).
 
Entrevista de Eduardo Lourenço à revista Ler (Número de Verão - Julho de 2015) .



Um homem que com a idade que tem mantém esta vivacidade e disponibilidade merece ser escutado. Não é uma despedida com receitas nem a ladainha lamuriosa sobre as novas gerações.
Lucidez pura e uma porta aberta a todas as questões que nos interessam.
Aconselho vivamente.

terça-feira, 21 de julho de 2015

UMA FACETA MAL CONHECIDA



     O Verdugo é também um esteta, e para melhor ajudar a esquecer a fealdade desta vida nacional, brinda-vos a custo zero com algumas fotografias colhidas em passeios que, nos intervalos entre duas decapitações e alguns trabalhos criativos no potro, fez no exterior deste cantinho.
     Olho atento, que não haverá repetições!


UM PERCURSO EXEMPLAR

     Não é segredo para ninguém ser o VERDUGO DA SÉ um intransigente  defensor da Santa Madre Igreja, que tanto bom trabalho em saudosos tempos lhe proporcionou. Este é o momento de, por elementar justiça, suspender a desanca no abominável Faroleiro de Leça, e, destapando a ponta do véu, expor a sua faceta mística, designadamente o papel que lhe coube na criação e engrandecimento da IGREJA GERAL DA SARÇA ARDENTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E DOS SANTOS DOS PENÚLTIMOS DIAS. Diversos e tortuosos são os caminhos da fé, mas  todos eles levam a Deus, ou ao Filho, ou ao Espírito Santo ( gajas, nada...). A via seguida pelo Diácono Joachim Nelson foi uma delas, e percorreu-a com brio e com unção, com o fanatismo dos mártires e com a persistência dos estigmatizados!
     Honra ao Santo Homem!


O MELHOR É USARES UM LAXANTE

   In Jornal i

HAJA DECORO E RESPEITO !

O maior site de infidelidade do mundo foi pirateado

Hackers exigem que Ashley Madison seja retirado da Internet e ameaçam divulgar dados de 37,5 milhões de utilizadores. 



    In Público

domingo, 19 de julho de 2015

AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT

De Rainer Werner Fassbinder
Original: Die bitteren Tränen der Petra von Kant (1972)


      imdb

FILME MEXICANO


Gueros
De Alonzo Ruiz Palacios
Original:Güeros (2014)

 
                                                     imdb, cinecartaz

Gueros.Um filme mexicano é sempre um motivo de curiosidade.Um filme referenciado ainda mais. Resultado? Um filme a preto e branco para sublinhar o seu caráter de quase documentário sobre uma juventude e uma circunstância que nos parece anacrónica. Aquilo para nós é tão passado como para os personagens referenciados como dinossauros no filme: um velho e senil roqueiro e sua antiga namorada e por aí fora. Uma galeria de personagens que desfilam pelas situações mais díspares e como zombies através da vida e do filme. Uma montagem muito rápida que confere ao filme uma vertigem artificial e fastidiosa.Umas sequências pretensiosas como um beijo filmado em grande plano sobre os lábios a armar ao coiso que não é nada.
Não recomendo.

AS NUVENS DE SILS MARIA

De Olivier Assayas
Original: Clouds of Sils Maria (2014)


IMDB, Info, Público (JM), Público (LMO)

sábado, 18 de julho de 2015

SÓ NÃO SERIA UM PROBLEMA PARA O RELVAS

                     In Jornal i (18-07-2015)

A questão foi colocada num exame de uma Universidade  norte-americana e já é considerada uma "crueldade".
"Seleccione se quer dois ou seis pontos a mais na nota final deste exame. Mas há um pequeno problema: Se mais de 10% da turma seleccionar os 6 pontos, ninguém terá pontos a mais no exame".

sexta-feira, 17 de julho de 2015

CORNOLOGIA II

"Voltas a repetir isso e parto-te os cornos"



Eis-nos perante informação altamente encriptada que demanda tradução para o português corrente.
O Sr. Albuquerque deu o mote. Certos problemas não se resolvem com falinhas mansas e  não se tratam  chagas profundas com paninhos quentes. A língua Portuguesa que foi banida dos livros de Ciência política ou proscrita da fraseologia jurídica, e que vive confinada aos guetos do Futebol e outras putarias menos nobres, dá  a ajuda decisiva na compreensão de certos fenómenos modernos que frequentemente engasgam e embasbacam os paineleiros televisivos. 
O bom Português traduz a afirmação  do  primo do DDT, "Ricciardi compara defesa de Salgado a Sócrates" como "olhem-me para este filho da puta".  
É típico do Português, achar admissível que uma  afirmação  como essa, seja proferida não  uma única vez, mas sim duas, mais do que isso, é uma afronta medonha. Portanto, se eu  estivesse no lugar do Sr. Ricardo, empregaria na resposta a frase em subtítulo, mas sem aspas. 
Reparem bem na redundância que longe de ser inadequada, confere à frase o seu devido alcance e torna a farsa compreensível para o comum mortal.

A EQUAÇÃO E OS CORNOS


     In Público (17-07-2015)

quarta-feira, 15 de julho de 2015

COMEÇAR DE NOVO

Táxi de Jafar Panahi
IMDBSessõesPúblico (JM)Público (VC)

Há críticos respeitáveis, divulgadores respeitáveis nas diversas áreas dos saberes. A eles devemos as nossas opções. Pouco escolhemos  inteiramente por nosso arbítrio, não tenhamos dúvidas. Sofremos também com os menos respeitáveis, mal intencionados, etc, etc... Não farei crítica. Pobre de mim, pouco valho para vos valer na desgraça, para vos aliviar no desgosto.Tentarei, se me permitirem, dar uma opinião e tentar honestamente justificá-la. Não é pouco mas isso posso tentar. Será uma sugestão para ver, ouvir, ler ou eventualmente para os que começarem a conhecer os meus gostos  fazerem justamente o contrário. É legítimo.
O  último filme deste iraniano foi realizado em condições muito particulares. Está proibido de o fazer por 20 anos! Normalmente os realizadores iranianos que eu conheço, não precisam de muita tralha para realizarem os seus filmes. Um taxi vagueia pelas ruas de Teerão recolhendo a freguesia e entabulando conversa. Alguns o reconhecem. Como em outros países, é habitual as pessoas dividirem o taxi. Este facto permite diálogos entre clientes. Esta amostra da população permite uma fotografia ocasional sobre a sociedade. Há uma personagem, quanto a mim fulcral, que é uma sobrinha do realizador, com cerca de dez anos  e que por obrigação ele apanha á saída da escola. Funciona como o que interroga, sem preocupações, sem censura. A voz do senso comum, quando a realidade parece desafiar o mesmo. Aconselho vivamente.

terça-feira, 14 de julho de 2015

A CERIMÓNIA


   O Verdugo, estrénuo defensor da moralidade vigente e dos bons costumes, não poderia deixar de denunciar comportamentos anómalos e disfuncionais portadores de riscos para os valores sociais que fundamentam esta sociedade!
Assim cumpre-lhe trazer a público uma estranha cerimónia iniciática com contornos de sexo implícito protagonizada pelo abominável Faroleiro de Leça. Que a repugnante demonstração da sua salacidade possa servir de exemplo e advertência para todos nós, designadamente para a inocente e ingénua juventude!

PLÁGIO ? EU NÃO DIRIA TANTO, MAS...

A propósito de dois livros


Olivier Rolin (1994). Em Portugal foi publicado pela Editora Asa, que já deve ter sido engolida por uma qualquer multinacional Espanhola. Muito difícil de encontrar. Tentem num alfarrabista. Curiosa abordagem (não é uma recensão) neste Blog .


          Carlos Castán (2013). Publicado em Portugal pela Teorema e vendido na Almedina. Já teve elogios diversos de gente insuspeita como Daniel Sampaio e já originou uma entrevista ao autor no Público (ler aqui).

segunda-feira, 13 de julho de 2015

GAME CHECKPOINT

Estamos no defeso futebolístico que desde tempos imemoriais vem coincidindo convenientemente com a "sealy season". O plantel não está fechado, a pré-epoca está insípida, mas o balneário já está ao rubro. Se esta trupe do blog estivesse num filme, seria no "Voando sobre um ninho de cucos", do Milos Forman, mas o final teria que ser revisto para que nenhum McMurphy (Jack Nicholson), tivesse a má sorte de ser asfixiado com uma almofada pelo Índio de serviço.


Imaginemos isto como uma reunião de alcoólicos anónimos ou depravados célebres se preferirem, em que a única audiência é constituída pelos próprios. Não há ouvidos ou olhos indiscretos e os cantos de sereias, não são mais do que as comezinhas alucinações.
Desta vez precavi-me e todos os "contribuidores" têm uma chave para entrarem e sairem quando quiserem, não ficando  eu com o ónus de manter aberto um negócio ruinoso ou de declarar falência fraudulenta. 
Ora então, leiam o manual de sobrevivência, vistam o uniforme e amanhem-se.

O VERDUGO DA SÉ

        O VERDUGO DA SÉ salta revitalizado do limbo onde jaz há longos anos, e apoia intransigentemente os delírios perturbados de O PILAR DE PARANHOS! Exige ser internado também no mesmo hospício, mas nunca na mesma enfermaria do FAROLEIRO DE LEÇA, que ressona muito, cheira mal dos pés e se peida atrozmente a noite toda!
    Fazendo prova de vida lança-vos, como quem lança pérolas a porcos, o seu último e estupendo cartoon. Incluo também o meu terrível logotipo que deverá encimar toda a minha colaboração.






     De joelhos ante o VERDUGO, povo ignaro!!

O MEU A MEU DONO


 PERDOEM-ME A IMODÉSTIA

























In JN (13-07-2015)

O QUE UMA MÃE NÃO FAZ POR UM FILHO ...


In Público (13-07-2015)

A REGRA DO JOGO

De Jean Renoir
Original: La règle du jeu (1939)
IMDB