1. Grande filme! Infelizmente, só para cinéfilos, o público em geral não aderirá fácilmente. E isto porquê ? O argumento trata de questões morais controversas - o adultério e a mentira, vista pelo prisma de ricos e de pobres - e o que nos é dado ver, não poupa ninguém. Além disso, o ritmo é lento e a perspectiva muito "de época", sem o toque contemporâneo, que afasta imediatamente a malta jovem.
2. Sob o ponto de vista de um cinéfilo, o filme é uma obra-prima, com uma densidade e complexidade psicológica do argumento e uma fotografia avançada e creativa, com "deep focus", permitindo ver com nitidez várias cenas em diferentes profundidades. Para ser compreendido na perfeição isso obriga à visualização repetida do filme porque muitos pormenores não são imediatos e passam despercebidos.
3. A influência deste filme fez-se sentir e de que maneira no cinema. Que o diga Robert Altman com o seu Gosford Park de 2001... Mas é um filme que não é para todas as audiências...
1.
ResponderEliminarGrande filme! Infelizmente, só para cinéfilos, o público em geral não aderirá fácilmente. E isto porquê ? O argumento trata de questões morais controversas - o adultério e a mentira, vista pelo prisma de ricos e de pobres - e o que nos é dado ver, não poupa ninguém. Além disso, o ritmo é lento e a perspectiva muito "de época", sem o toque contemporâneo, que afasta imediatamente a malta jovem.
2.
ResponderEliminarSob o ponto de vista de um cinéfilo, o filme é uma obra-prima, com uma densidade e complexidade psicológica do argumento e uma fotografia avançada e creativa, com "deep focus", permitindo ver com nitidez várias cenas em diferentes profundidades.
Para ser compreendido na perfeição isso obriga à visualização repetida do filme porque muitos pormenores não são imediatos e passam despercebidos.
3.
ResponderEliminarA influência deste filme fez-se sentir e de que maneira no cinema. Que o diga Robert Altman com o seu Gosford Park de 2001...
Mas é um filme que não é para todas as audiências...